quinta-feira, 9 de abril de 2009

Ya soy un peregrino

Fui multado. É sério! A última coisa que pensei que pudesse me acontecer durante o Caminho de Santiago seria uma multa, mas aconteceu. Explico: de Valencia até Astorga, onde começamos nossa caminhada pelo trajeto Francês (o mais tradicional dos vários que existem) vim de carro com meus companheiros de viagem.

Passando por Tordesillas, aquela famosa cidade onde Portugueses e Espanhóis assinaram o tratado que dividiu a América, começamos a ser perseguidos pela polícia. Uma moto na frente e outra atrás do nosso carro, fazendo sinal para encostar. Paramos. Adivinhem o motivo! Que vergonha...

Eu, que estava no banco de trás, não tinha o cinto de segurança colocado. Juro que o usei durante os quase 800 quilômetros que viajamos, mesmo porque estava no banco da frente. Passei para trás e na empolgação de ficar mais perto para conversar, esqueci do cinto. O resultado foi 150 euros de multa no meu nome (toca`t les castanyes). Aqui a punição vai para quem não cumpre a regra e não para o motorista.

Bom, amarguras quase esquecidas, chegamos a Astorga às 16h, depois de mais de 10 horas de viagem. A primeira providência foi conseguir a credencial do peregrino, um documento que acredita que estou fazendo o caminho. Em cada albergue por onde durmir ganho um carimbo que comprova que parte do trajeto foi cumprido. Em Santiago recebo, se tiver feito mais de 100 quilômetros, a Compostela, uma espécie de diploma com uma bénção do Vaticano para os peregrinos.

Esta noite dormiremos no Albergue Municipal de Murias de Rechivaldo. Simples, pequeno e o melhor, de graça.

Fotos: Momento em que o policial fazia a multa, num palm top; Castillo de Gaudi, em Astorga.

5 comentários:

Vanessa *Vanvis* disse...

Ahh não Savi... não acreditoooo. Multado por não usar cinto de segurança?!... q feioooo... kkkkk.
Mas q bom q deu tudo certo neh!

Bjuss

Unknown disse...

Que feio!!! Filho de polícia levando multa, porque não pediu o Sandro pra retirar? kkk. Bjs.

Anônimo disse...

Nossa!!! 150€ em plena crise rsrs, tenho certeza q nem vai pesar...
Que maravilha, q "inveja". Torço por vc. In boca al lupo
Bjo

Sirlene disse...

O anonimo sou eu. rsrsr

Unknown disse...

Ei Saviano,
achei bacana a lei do país de multar o infrator...
Aki no Brasil tinha q ser assim.
Boa sorte e sucesso.
Bjs