
Contar para alguém que você é brasileiro aqui na Espanha é quase certeza de receber como resposta uma pergunta sobre o carnaval, principalmente o do Rio de Janeiro. Muita gente já começa a ver o Brasil com outros olhos, principalmente pelo crescimento da nossa economia, mas carnaval e futebol ainda são nossos principais produtos aqui fora.
E nessa época, em que as imagens das mulheres peladas chegam a bombardeio nas televisões daqui, a curiosidade dos europeus aumenta ainda mais.
Aqui também tem carnaval, mas não com a mesma popularidade do nosso. Os mais famosos são os de Cádiz, no sul do país, região da Andaluzia, e o das Ilhas Canárias, que pertencem à Espanha, mas estão no Atlântico, geograficamente mais próximos da África. Alí tem festa de rua, como no Brasil.
Na maioria das outras cidades acontecem principalmente festas em clubes, com gente fantasiada e sem samba. A tradicional festa pagã chegou a ser proibida aqui, durante a ditadura de Franco, entre 1939 e 1975.
Para não perder a tradição, eu festejei o carnaval com uma turma de brasileiros que moram aqui. Fomos para o apartamento de umas pernambucanas, sambamos, cantamos, tudo o que tinha direito. Mas a festa teve que acabar mais cedo, por volta das 3h30, com a chegada da polícia, avisando que não tínhamos tanto direito assim.
Na foto, Rodrigo e Verônica, dando um showzinho..