quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Cena ¿Venezolana?

Minha Espanha é multinacional e, portanto, multicultural. Dividindo apartamento com um colombiano e um marroquino e morando em um lugar onde praticamente só vivem estrangeiros, aprendo muito sobre culturas de diversas partes do mundo. E me impressiono cada dia pelas histórias que ouço, principalmente sobre os conflitos no mundo árabe e a triste realidade de muitos de nossos vizinhos latinos.

E nessa convivência descubro também muitas coisas em comum, como a culinária latina. Na última segunda-feira meu amigo Vladimir, um venezuelano que mora no sexto andar aqui do prédio, me convidou para um jantar típico de Natal na sua casa.
Além de mim, estavam o salvadorenho Fréderic e a colombiana Anggie.

Fiquei sabendo que íamos comer uma tal de hallaca, uma salada e pan da jamón. Sentados à mesa, tomando um vinho (espanhol), o jantar começou a ser servido. O primeiro prato era a tal da salada, conhecida na Venezuela como “ensalada de patatas”, aqui na Espanha, na Colômbia e em El Salvador como “ensaladilla russa”. Tal não foi minha surpresa quando vi a tão esperada salada, nada mais do que a nossa típica maionese aí do Brasil. Estava uma delícia, mas é igualzinha a nossa.

Vieram então a hallaca e o pan de jamón. Achei bastante familiar aquela trouxinha enrolada na folha de bananeira, mas preferi ficar calado. Quando abri não consegui me segurar: Isso aqui é pamonha!! E era.. não tão igualzinha a nossa, porque eles recheiam com carne, cebola e pimentão. Mas o princípio é o mesmo. Na Colômbia e em El Salvador também tem o tal prato, com o nome de tamal.

O pan de jamón é um tipo de pão caseiro recheado com presunto e mussarela, como um joelho de moça, só que em tamanho família.

Me senti em casa. Comi como se estivesse há três dias amarrado.

6 comentários:

Lorenza disse...

Gente, quem lê assim vc e essa comilança toda nem acredita o que foram aqueles seus dias aqui durante a dieta lembra??? hahahaha... seu almoço na cantina que não podia comer nada??? hahahah...
ainda bem que tudo melhorou... vc melhorou daquela doença maluca e tá ai experimentando comidas de todas as nacionalidades...
só pra te deixar uma saudadezinha... vai um açaí??? ahahaha
bjins
Lorenza

misabino disse...

Ai ai...gnt vc esta tirando a barriga da miséria né...mas entao, qual foi mesmo a intençao de vc ir prai??? hihhihi
Saudads amigo...forte abço

Ps: traz a receita ahauahuh

nanci disse...

SAVIS, SE VC CHEGAR AKI UMA BOLINHA EU TE COLOCO EM UM SPA HEM, RSRSR, PARE DE COMER TANTO MEU ANJO.FIQUE NO SUCO E NA SALADA TÁ. AH.J´ARRUMEI SUA MARMITEX, VAI CHEGAR AI TÁ. BESOS

Saviano Abreu disse...

Loris, nem quero lembrar dos meus dias de dieta.. se fosse pra emagrecer, morreria gordo. Manda açai pra mim pelo correio!!! Será que existe em pó?? rsrs

Michel, nao se preocupe que também estou estudando bastante.. rsr

nanci, já deu tempo desse marmitex aparecer por auqi, viu!

Vanessa disse...

kkkkkkkkkkk.... Bem achando q iria deliciar pratos diferentes e vem maionese, pamonha e joelho de moça... tá na Espanha mesmo??? rsrsrs.
E a minha tortilla que nunca apareceu.... isso é um absurdo. Traz uma pra mim tah...ou manda um marmitex.... rsrsrs
Bjus

Saviano Abreu disse...

Vanvis, a tortilla ainda vai aparecer, nao se preocupe. rsrs